Como funciona um casting?

O que significa “casting”?

Bom, castings são testes, são processos de seleção das modelos para determinado trabalho. Eles podem ser presenciais ou não, tudo depende do tipo de cliente e trabalho. É um processo que envolve booker, modelo e cliente.


casting2b1

Como funciona o casting não presencial?

Os castings não presenciais são aqueles que o cliente aprova o (a) modelo apenas pela análise de suas fotos, ou seja, do seu material. Assim, a empresa entra em contato com a agência de modelos e explica o tipo de perfil que está procurando, o que se relaciona à cor de cabelo, manequim, altura, cor dos olhos, etc. Então, as fotos escolhidas pela agência são enviadas e os modelos selecionados pelo cliente são contactados. E thã-nã! Você já pode ficar feliz e contente pois conseguiu o job!!

Como funciona o casting presencial?

Quando o cliente precisa conhecer o (a) modelo pessoalmente, geralmente o trabalho pode ser um desfile, um comercial de TV ou alguma campanha que precise de prova de roupas. Dessa forma, após a aprovação de material, é marcado um horário e um local onde acontecerá o casting. Daí, dependendo do trabalho, o cliente pode solicitar um teste de passarela, de vídeo ou de foto, além de analisar melhor o perfil do modelo. Nessa situação, é imprescindível que você tenha confiança e saiba mais sobre o cliente e sobre o job que ele está propondo. Então você pode arrasar e torcer pra ser selecionada (o)! Confiança é tudoooo.

casting5

Quantos castings eu tenho que fazer?

Não existe um número de castings definido, isso acaba variando muito de agência pra agência e da cidade em que você se encontra. Mas, no caso dos presenciais, tente comparecer ao máximo que você conseguir, quanto mais você tenta, mais chances têm de dar certo, não é mesmo?

Só a título de comparação, em Belo Horizonte, na agência que eu estou, geralmente tenho de 1 a 2 castings presenciais por semana (número otimista), mas em São Paulo as meninas devem fazer cerca de 10 ou 20, já que lá o mercado é bem mais amplo.

Por que não fui escolhido (a)?

Gente, isso é super normal! Você faz 10 castings e recebe 10 “nãos”, claro que pode acontecer. Mas não se desespere e nem se coloque pra baixo, continue tentando que uma hora pode dar certo! A aprovação de um modelo depende muito do perfil que o cliente procura ou do tipo de trabalho em questão. Outra coisa que influencia muito é o nervosismo e o carisma dos modelos (no caso dos castings presenciais). Então, tente ficar mais tranquilo (a) e não desista tão fácil, também não coloque a culpa em você, se ame acima de tudo!

casting

Enfim, acho que é isso…
Sobrou alguma dúvida? Se sim, deixe um comentário!

Besitos,

Cecília Venâncio.

2 comentários em “Como funciona um casting?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s