Quero ser modelo! E agora? – Veja quais são os primeiros passos

Ei gente, percebi que fico dando várias dicas para vocês que estão iniciando a carreira de modelo, mas nunca dei uma dica pra quem quer começar a tentar. Atendendo a alguns pedidos, o post de hoje é sobre os primeiros passos que você deve seguir para alcançar esse objetivo.

Ficou curiosa? Então vamos lá!

Se conheça

O primeiro passo é se conhecer. Claro que existem exceções, mas no mercado da moda atual, para você se tornar uma modelo fashion profissional (sem ser plus size) você precisa ter altura e ser magra. Mais especificamente ter no máximo 90 de quadril, no mínimo 1,72 de altura (para mulheres) e creio que 1,82 (para homens). Apesar de ser bem polêmico, é essa a realidade. Por isso, se conheça, veja se você tem o perfil ou se você estará disposta a alcançá-lo. Nesse processo, peça opiniões, pergunte para as pessoas o que elas acham. Mas é claro que no final a decisão é toda sua, ok?

Wallpapers Market

Encontre uma agência confiável

Esse é um passo suuuuuper importante! Pesquise, estude, procure modelos que já estão nas agências e pergunte pra elas sobre a experiência, analise avaliações e tenha certeza do grau de profissionalismo das agências que você escolher. Existem agências muito famosas que são muito exigentes na hora de escolher os modelos, por isso não adianta você querer visitar apenas estas, uma vez que as chances são menores. O que eu recomendo é que você selecione uma agência bem famosa, uma com filiais em vários estados e uma mais local que foque em modelos iniciantes (foi o processo que eu fiz).

Depois de escolher, ligue para as agências e marque uma open call (visita). E então no dia combinado você vai lá e mostra seu interesse. SUPER IMPORTANTE: Vá com roupas simples e um salto, sem muita maquiagem e sem acessórios! Tem um post sobre guarda-roupa de modelo aqui, clica aí pra você ter uma ideia do que usar.

Se você for menor de idade, é hiper recomendável que você vá acompanhada dos seus pais ou responsáveis!

Converse e aceite as sugestões do booker

Provavelmente quando você for visitar a agência, o booker irá conversar com você se ele sentir que você tem potencial. E então ele possivelmente irá te dizer que você precisa ser desenvolvida – Mas como assim? Esse processo pode envolver mudanças no cabelo como corte ou parar com químicas, emagrecer, aprender a desfilar, cuidar da pele, aprender a se vestir, enfim uma série de coisinhas que você vai ir dominando com o tempo.

O importante aqui é você aceitar as sugestões (claro, se se sentir segura e confiante) e estar disposta a ser desenvolvida pela agência. Mostre seu interesse girl! Mostre que você quer meeesmo aquilo! Ah, e também aproveita essa conversa pra tirar suas dúvidas, se você tiver alguma.

cape-town-photography-course-fashion

Cursos, book, material, composite?

Beleza, então a agência gostou de você e tem interesse em te agenciar! Muita calma nessa hora quiridas. É beeeem provável que o booker te indique um curso de passarela/fotografia que deve custar entre 500 e 800 reais e depois fazer um book de fotos que custe uns 1000 mais ou menos, pra fazer um composite que deve ficar em torno de 100. (preços estimados daqui de BH gente, não sei ao certo se muda em outras cidades).

Então, essa parte é bem complicada… Não vou negar que tem muita agência que faz a menina pagar isso tudo e depois dispensa ela. Por isso a importância de você escolher uma agência séria! Na minha opinião, esses cursos são muito caros pro conhecimento que eles vão te gerar. Passarela é treino! Foto é treino! Pose é treino! E isso você só vai ir aprendendo ao longo do tempo sabe? Se um booker realmente quer te ver evoluindo, ele mesmo vai te ajudar nesse processo.

cocaine-models-catwalk-coaching-training-day

Quanto ao book e ao composite, são investimentos! Você precisa ter um material de fotos para poder ser apresentada aos clientes e por isso é necessário pagar um fotógrafo profissional e bom para fazer as fotos. Portanto, conheça bem o trabalho do fotógrafo e tenha certeza de que ele irá fazer um bom book pra você!

Não tenho todo esse dinheiro, e agora? Bom, nesses casos você pode tentar conversar com o pessoal da agência sobre a possibilidade de eles investirem no seu book e posteriormente você pagar com possíveis trabalhos. Essa flexibilidade vai depender muito da agência e não posso afirmar que será possível, infelizmente 😦

ekaterina_m_composite

Não desista!

Não deu certo? Depois de ter visitado a agência eles disseram que iam te mandar um e-mail mas você não recebeu nada? Não se fruste! E, se for realmente isso que você quer, não desista! Procure outras agências, procure contatos, corra atrás do seu sonho! É difícil, mas você consegue.

137308-782fd-picture_photo-pureology-image

Reconheça

Reconheça se ser modelo é realmente pra você. Uma vez a minha prima foi fazer uma aula do curso de modelo de uma agência durante um final de semana. No curso ela teve que desfilar, fazer algumas atividades teatrais, aprender sobre estilo, enfim uma série de coisas. Daí depois eu perguntei pra ela como tinha sido a experiência e se ela ia querer continuar, ela virou pra mim e disse: “Eu não sirvo pra isso não, você não pode nem ter a unha grande e nem passar esmalte colorido, eu gosto de ser livre, sacou?” hahaha. Dramas a parte, o que eu quero dizer é que a minha prima reconheceu que essa carreira não era pra ela e simplesmente aceitou. Então, não insista em algo que você não quer ou em algo que você não se vê feliz fazendo, ok?

tumblr_static_tumblr_static_diw00kw9fhw8skcgk8cgkow4w_640

Bom people, esses são os PRIMEIROS passos pra quem quer se aventurar na carreira de modelo e ter um primeiro contato com agências, é mais para vocês terem uma noção do que fazer mesmo. Não é algo super difícil ou inalcançável e se você não tentar, nunca vai saber!

Se sobrou alguma dúvida, deixe aí nos comentários 😉 espero que tenha ajudado alguém!

Bjbj, Ceci ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s