Blogueiras são modelos? – Com Flávia Linden do blog Fashion Coolture

Com a ascensão das redes sociais e da potencial fama que elas proporcionam, é cada vez mais presente o surgimento e o sucesso das blogueiras de moda. Estas, ganham dinheiro com postagens no instagram, vídeos no youtube e até mesmo com fotos para certas marcas. Opa! Fotos para marcas? Mas isso não é o trabalho de uma modelo? Então, as blogueiras viraram modelos? Oi?

df9e16a13c814fa18a61f89f36c1d485

Bom, se considerarmos a definição de modelo como “uma pessoa que serve de imagem, forma ou padrão a ser imitado, como fonte de inspiração” então sim, as blogueiras podem ser consideradas modelos, tendo em vista a influência que elas geram atualmente no mercado da moda. Mas, quando consideramos “ser modelo” como uma profissão, na qual existem regulamentações, agenciamento, estudo, casting, entre outros processos, não podemos intitular uma blogueira como modelo apenas porque ela faz fotos remuneradas.

Ok, mas qual é a implicação disso tudo? A implicação é que, cada vez mais as revistas tendem a fazer editoriais com blogueiras e influencers pelo maior engajamento gerado por tais. Então será que isso pode prejudicar o trabalho das modelos tradicionais futuramente? Não consigo afirmar isso pra vocês, mas com certeza é um tido de concorrência a ser considerado. 

22578117
Blogueira Martina Ritter (no meio)  sendo fotografada para um editorial de Reinaldo Lourenço para a Vogue
01
Camila Coelho em editorial para Morena Rosa

Bom, com esse post, não quero de forma alguma criticar as blogueiras ou seu trabalho, pelo contrário, aprecio muito o que elas fazem e sei que não é tão fácil como muitos imaginam. Só quero deixar claro que blogueira não é modelo profissional e existem muitas diferenças entre esses dois trabalhos. E, para falar um pouco mais sobre isso, entrevistei a maravilhosa Flávia Linden, criadora do blog Fashion Coolture e dona do perfil com o ranking mais popular do mundo no site Lookbok.nu. Ela vai nos contar um pouco sobre a sua carreira como blogueira e nos dizer se ela se sente ou não como uma modelo no seu trabalho.

fashioncoolture-18-05-2017-look-du-jour-shoulder-veludo-2

Bora lá ler esse papo delícia?

Conte um pouco sobre sua evolução como blogueira, desde quando teve a ideia inicial de criação do blog até os dias de hoje, fale sobre o processo, desafios e conquistas. 
Comecei o blog depois de alguns meses postando no lookbook.nu ainda no final de 2009. No começo de 2010 eu estava formada em direito, mas estava adorando fotografar looks e postar na internet, por isso resolvi criar o FashionCoolture. Não tinha grandes pretensões com o meu trabalho, mas fazia simplesmente porque adorava fotografia e internet. Já nos primeiros meses algumas marcas entraram em contato, assim como o canal GNT e comecei a descobrir novas possibilidades.
Sempre tivemos uma preocupação bem grande com o conteúdo, qualidade das fotos, e, de certa forma isso nos deu destaque e conquistou alguns clientes bem bacanas. Ser convidada para trabalhar com marcas que admiro é simplesmente incrível, assim como as viagens e o contato com os leitores, tudo isso é muito especial. Mas existe muita dedicação, amo meu trabalho, mas nem tudo é esse glamour que as pessoas imaginam!
 
lookbook flavia
Perfil da Flávia no Lookbook.nu
 
Você se considera uma modelo? 
Não. Já fui chamada para fazer alguns trabalhos como modelo para lookbooks ou campanhas e definitivamente não levo o menor jeito para a coisa. Sou muito tímida e só funciono bem na frente da câmera quando estou no comando da produção e da direção de fotografia. Preciso me sentir à vontade e confiante com as escolhas de roupas e poses.
 
Você acredita que, atualmente, as blogueiras são capazes de ditar tendências por si só? 
Sim, hoje são muitas as fontes de informação e certamente os blogs tem seu lugar. Não por acaso as marcas passaram a ficar de olho no street style e nas bloggers, já que em alguns casos as tendências passaram a ser ditadas pelas ruas e por pessoas reais.
 
5154434_sem_tc3adtulo0550
Como você consegue parcerias com marcas? Elas te procuram ou você que as contacta? Existe alguma produção/agência que te ajuda ou te auxilia nesse processo?

O processo de parcerias no blog foi muito natural e gradual. Nos primeiros anos eu nem sabia como monetizar esse trabalho então aguardava o contato de marcas. O trabalho no Lookbook.nu também abriu muitas possibilidades e marcas internacionais também acabaram conhecendo meu trabalho e entrando em contato. Ainda hoje não tenho nenhuma agência que me represente, todos os meus contatos são feitos por email diretamente comigo.

Sobre se sentir confortável diante de uma câmera… Como você se desenvolveu? Teve alguma ajuda ou foi algo que veio naturalmente?

Eu comecei fazendo auto retrato, tipo a selfie de antigamente né? Tinha recém me mudado para uma nova cidade e ficava muito tempo sozinha, por isso as fotos eram um ótimo passatempo. Assim fui aprendendo sozinha a encontrar meus melhores ângulos e a compor looks e pensar em poses… Não foi nada planejado, apenas uma forma de ocupar o meu tempo livre e de me expressar. 
 
d590e306a84d0b21e4123a448477f235
 
Por fim, o você acha que te diferencia das modelos profissionais atualmente?

Como disse anteriormente não me considero uma modelo, pois além de não ter as medidas tradicionais, altura, etc, também não tenho toda a desenvoltura que modelos profissionais tem diante de uma câmera. Então acho que o maior diferencial além das questões físicas, é a autonomia para comandar meus trabalhos para que eu me sinta confiante nas fotos!

O perfil do blog Fashion Coolture no instagram é @fashioncoolture e por lá você encontra fotos lindas e muitas inspirações, merece um “follow” com certeza!

 
falvia insta 2
 

Espero que vocês tenham gostado do post! Digam nos comentários o que vocês acham sobre essa relação entre carreiras – modelo e blogueira, pra vocês é diferente ou não?

Bjbj, Ceci ❤

4 comentários em “Blogueiras são modelos? – Com Flávia Linden do blog Fashion Coolture

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s