Victoria’s Secret Fashion Show foi cancelado, mas pera aí … Estamos falando de diversidade ou de marketing?

Sim, os rumores foram confirmados e o famoso desfile (ou melhor, show) foi realmente cancelado. Notícias aqui, notícias de lá, mas o que será que realmente causou o cancelamento desse tradicional espetáculo? 

O primeiro Victoria’s Secret Fashion Show da história foi realizado no ano de 1995. Era um show bem mais simples do que os atuais, sem toda essa produção e  sofisticação. Com o passar dos anos, o simples desfile se tornou realmente um show, um espetáculo. Não são modelos desfilando, são supermodelos famosíssimas. Não é apenas uma música de fundo, é a Katy Perry e o Akon performando enquanto as modelos perfeitas, com corpos esculturais jogam toda a sua mágica pela passarela. Inclusive, elas são chamadas de “angels”, claro, não estamos falando de uma beleza terráquea.

Resultado de imagem para victoria secret fashion show 1995

Somos mulheres reais e não vemos mulheres reais na passarela. As próprias modelos passam por dietas super restritivas e semanas de treino árduo para poderem desfilar, e eu tenho quase certeza que elas devem ficar pilhadas para alcançar esse “corpo perfeito” e idealizado. Não é atoa que a supermodelo Karlie Kloss saiu da Victoria’s Secret em nome do feminismo. 

Quem também saiu foi o diretor de marketing da VS, Ed Razek, que no ano passado fez comentários ofensivos ao dizer que não havia espaço para as modelos transexuais e plus-size nos shows porque elas não vendem. Segundo ele, o show deve ser uma fantasia, um entretenimento especial. 

Ok, então cancelaram o Victoria’s Secret Fashion Show porque não queriam abrir espaço para corpos de mulheres reais? Ai que entra talvez uma confusão. Sim, o mundo mudou, a gente quer mais representatividade na moda, eu inclusive sou uma das que reivindica MUITO isso. Temos belezas diferentes, corpos diferentes e eles precisam estar lá também. Quantas mulheres na sua família são super altas, magras, com uma barriga chapada e um cabelo reluzente? Quantas mulheres na sua família querem ser assim? E quantas delas são consumistas de uma indústria da beleza? Pois é. Sempre foi um jogo.

Resultado de imagem para victoria secret fashion show 1995

Voltando à nossa mudança de mentalidade, sim, a VS ficou “ultrapassada”. Não estamos mais nos anos 90 e a marca precisa sim de um reposicionamento quanto a isso. É preciso pensar em novas campanhas e em uma nova comunicação. E isso demanda tempo, ainda mais quando se trata de uma marca tão grande. Acredito que esse também seja um grande fator para o cancelamento dos desfiles. Não é só uma reformulação de fashion show que a VS precisa, ela precisa de uma reformulação em todo o seu branding. E isso não acontece de uma hora pra outra. 

Como eu disse no início desse texto, um tradicional desfile de moda foi cancelado. E talvez o problema esteja na palavra tradicional. Quem sabe daqui há algum tempo não teremos um VS Fashion Show mais inovador? Com muito mais representação? E sabe qual é o maior segredo pra isso dar certo? Ter em mente que: “ a próxima fase de nosso progresso como indivíduos, como uma união de mulheres e como habitantes de nosso corpo e deste planeta depende agora do que decidirmos ver quando olharmos no espelho. O que vamos ver?– Naomi Wolf. O Mito da Beleza.

Nossa beleza é livre e nosso corpo é arte. 

Cecília Venâncio. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s